Blog
» Blog » NR 35: conheça a norma que evita acidentes de trabalho
NR 35: conheça a norma que evita acidentes de trabalho
A NR 35 é uma das muitas normas regulamentadoras criadas para evitar acidentes de trabalho. Ela regula o trabalho em alturas, com todos os requisitos para manter as pessoas seguras e diminuir os riscos de algo grave acontecer.
Muitos pensam que a NR 35 só se aplica a construções verticais. Mas não é bem assim. Ela abrange qualquer ambiente laboral que tenha trabalho em alturas, como condomínios com caixas d’água no topo das edificações.
É por isso que os síndicos devem ficar atentos à NR 35 quando enviar os funcionários dos condomínios para inspecionar o nível do reservatório. A segurança deve vir em primeiro lugar.
Nós vamos mostrar, no final deste artigo, como evitar acidentes de trabalho e problemas e custos com a NR 35 no seu condomínio.
Conheça a NR 35
As Normas Regulamentadoras, conhecidas como NR, são documentos com requisitos de saúde e segurança do trabalho publicados pela Secretaria Especial de Previdência e Trabalho. Elas têm a função de padronizar os procedimentos técnicos para diminuir riscos de acidentes de trabalho e proteger os colaboradores nas mais diversas situações.
As empresas são obrigadas a cumprir todos os requisitos das NRs, sob pena de responsabilização civil, administrativa e até criminal, em casos graves.
A NR 35 é a Norma Regulamentadora que trata do trabalho em alturas. Ou seja, aqueles em que o trabalhador está exposto ao risco de quedas. Ela teve sua última redação alterada em 2022.
Abaixo, alguns pontos que chamam a nossa atenção nesta norma regulamentadora:
- Altura é considerada dois metros acima do nível abaixo;
- Funcionários precisam passar por treinamentos específicos para lidar com altura;
- É necessário o uso de EPIs específicos;
- A análise de risco (AR) é uma obrigação;
- O trabalho em altura deve ser organizado e planejado.
Como podemos ver, são muitos procedimentos para garantir a saúde do trabalhador e evitar acidentes de trabalho. Para cada um deles, a norma prevê ainda muitos detalhes.
Evitando acidentes de trabalho em condomínios
Cumprir as exigências da NR 35 pode ser um problema para o condomínio. Pois além de não ser uma organização preparada para lidar com esse tipo de risco, também teria muitos custos para se adaptar a ela.
Por isso, a melhor solução é criar um ambiente livre de riscos, eliminando a necessidade de expor os funcionários a alturas. Com isso, não é necessário se preocupar com a NR 35, além de evitar acidentes de trabalho no condomínio.
E como fazer isso? Com o monitoramento remoto dos níveis dos reservatórios. A tecnologia disponibilizada pela LessLoss permite o acompanhamento em tempo real pelo aplicativo no celular ou na tela do computador. Ou seja, elimina a necessidade de funcionários subirem nas caixas d’água para fazer uma inspeção visual.
Os equipamentos da LessLoss são instalados no local, sem o uso de energia ou internet do condomínio. Os sensores coletam as informações do ambiente usando a internet das coisas e envia os dados para a nuvem, de onde podem ser acessados de qualquer lugar e a qualquer hora.
É uma forma eficiente de não expor funcionários a riscos, evitar acidentes de trabalho e não se preocupar com a NR 35.
Assine a nossa newsletter para receber conteúdos como este no seu e-mail.
Categorias
Últimas postagens no blog
-
Entenda como a gestão de recursos pode ajudar a sua empresa a ser mais sustentável
A gestão de recursos é uma prática que otimiza o uso dos recursos disponíveis em uma organização, como pessoal,...
-
Economia e sustentabilidade nas empresas: entenda essa relação
Economia e sustentabilidade nas empresas são práticas perseguidas com afinco por quem quer garantir o crescimento dos negócios e...
-
Eficiência energética nas empresas: entenda como a tecnologia pode ajudar
No cenário empresarial atual, a busca por eficiência energética nas empresas tornou-se uma prioridade, impulsionada pela crescente consciência ambiental...