Blog
» Blog » Manutenção preventiva: evite vazamentos e desperdício de água
Manutenção preventiva: evite vazamentos e desperdício de água
Não há dúvidas de que a manutenção preventiva é uma forma barata e eficiente de manter sistemas em operação constante. Elas evitam paradas não programadas, perda de receitas e custos adicionais com a substituição de partes da infraestrutura.
Um dos desperdícios associados à falta de manutenção é o de água. Custos operacionais podem aumentar com o maior consumo por conta de vazamentos, inclusive os custos da manutenção por conta de correções que precisam ser realizadas.
Ou seja, monitorar o consumo de água é uma das formas de promover a manutenção preventiva em indústrias, hospitais, shopping centers e até mesmo em grandes condomínios. Vamos falar mais sobre isso nos parágrafos a seguir.
Manutenção preventiva evita desperdício de água?
Embora os parques industriais tenham muitas ferramentas de controle, recursos como água, preciosos para a produção, nem sempre são monitorados e medidos pensando em manutenção preventiva.
Se for apenas considerado o consumo para a produção, pode-se deixar de fora as perdas e o seu impacto nos custos totais da água. Assim, água perdida em vazamentos pode aparecer em relatórios como água consumida, e não desperdiçada. É algo, com certeza, a ser corrigido por gestores.
Em tempos de ESG, situações como essa têm um impacto grande em duas questões: ambientais e de governança. Na ambiental, significa que a organização está desperdiçando um dos recursos mais preciosos hoje em dia, com danos diretos ao meio ambiente e à imagem da própria corporação. Em termos de Governança, todo desperdício significa ineficiência da gestão, que pode mostrar fraqueza perante a comunidade de negócio na identificação e resolução de problemas.
Por isso, a manutenção preventiva é tão importante para os resultados de uma empresa. E, em se tratando de água, ela ganha relevância por conta do seu impacto direto nos resultados do negócio.
Identificando vazamentos
E como identificar vazamentos ainda no início? Essa é uma boa questão para engenheiros e gestores, uma vez que, nos estágios iniciais, os vazamentos são mais fáceis e baratos de corrigir e não chegam a criar grandes problemas para o empreendimento.
Com o monitoramento de reservatórios, é possível acompanhar em tempo real os níveis e padrão de consumo de água e identificar variações que sugiram a existência de algum vazamento. É uma forma de controlar o uso da água e saber se há algo fora do usual.
Ou seja, com o monitoramento inteligente de reservatórios, é possível contribuir para a manutenção preventiva e evitar o desperdício de água e a danificação de equipamentos por corrosão pela exposição prolongada à água.
Com a tecnologia de monitoramento, sensores enviam em tempo real, via IoT, dados sobre os níveis do reservatório e consumo de água, que podem ser acompanhados graficamente em um painel de navegação intuitiva. Ele permite ao gestor acompanhar o consumo e ainda emite alertas em caso de desabastecimento e variações fora do padrão.
Com essa ferramenta, fica prático e fácil intuir a presença de vazamentos em seus estágios iniciais e realizar manutenção preventiva de equipamentos a fim de cessar os custos e evitar maiores prejuízos.
Quer saber mais sobre monitoramento inteligente? Confira nossos outros blogposts.
Categorias
Últimas postagens no blog
-
Entenda como a gestão de recursos pode ajudar a sua empresa a ser mais sustentável
A gestão de recursos é uma prática que otimiza o uso dos recursos disponíveis em uma organização, como pessoal,...
-
Economia e sustentabilidade nas empresas: entenda essa relação
Economia e sustentabilidade nas empresas são práticas perseguidas com afinco por quem quer garantir o crescimento dos negócios e...
-
Eficiência energética nas empresas: entenda como a tecnologia pode ajudar
No cenário empresarial atual, a busca por eficiência energética nas empresas tornou-se uma prioridade, impulsionada pela crescente consciência ambiental...