Blog
» Blog » Gestão de recursos hídricos: dicas para chegar à eficiência
Gestão de recursos hídricos: dicas para chegar à eficiência
A gestão de recursos hídricos é inegavelmente estratégica para as empresas. Como um insumo de produção industrial, do agronegócio e de tantas outras atividades produtivas, a água deve ter seu uso otimizado para gerar economia de custos para as organizações e manter os níveis de consumo sempre equilibrados.
É isso o que buscam os gestores e também o que está cada vez mais disponível no mercado através das tecnologias. São inovações que facilitam o controle de reservatórios e apoiam a administração das empresas.
Neste artigo, você vai conhecer algumas dicas para chegar à eficiência no uso de recursos hídricos.
A importância da gestão de recursos hídricos
O Brasil é detentor de 12% das reservas de água potável do planeta. Mas essa abundância não deve ser lida como um recurso inesgotável. Pelo contrário, estamos em meio a uma luta global para manter o meio ambiente equilibrado e os ciclos da água em seu perfeito funcionamento. Afinal, com o aquecimento global, uma quantidade de água tão abundante pode não valer de nada quando, em determinadas localidades, ela se torna escassa.
Indústrias, shopping centers, hospitais e condomínios, grandes consumidores de água, são chamados à responsabilidade para preservar esse importante mineral. Os ganhos são sentidos diretamente em:
- Preservação do meio ambiente e do fornecimento de água;
- Imagem positiva perante a sociedade;
- Economia de custos com o uso racional da água.
É por isso que a gestão de recursos hídricos tem se tornado uma prática estratégica para o futuro das organizações. Vamos agora a dicas de como avançar nessa questão.
Dicas para uma gestão de água sustentável
A gestão de recursos hídricos deve respeitar as características de cada negócio. Os empreendimentos vão estudar suas situações e dar uma resposta adequada para manter o bom uso do recurso. Vamos a algumas dicas de como isso pode ser alcançado.
Reuso de água – indústrias podem construir um sistema de tratamento de água e reutilizá-la, o que pode baratear a produção. Já é uma prática regulamentada, que deve se tornar uma tendência no setor.
Uso de fontes alternativas – a perfuração de poços pode ser uma alternativa viável ao sistema de abastecimento, utilizando o recurso local para suprir as necessidades do empreendimento. Com estudos de viabilidade e respeitando as legislações, pode ser uma maneira interessante de ter acesso a água potável em nível industrial.
Conscientização da equipe – não existe avanço na gestão de recursos hídricos se as pessoas não forem envolvidas. É preciso montar uma agenda positiva e espalhar pela organização os objetivos a serem alcançados e os ganhos decorrentes das novas práticas de uso da água e do saneamento.
Sistemas de monitoramento – neste ponto, temos um grande diferencial, uma vez que trabalha diretamente na otimização do uso da água. Com sistemas de telemetria e IoT, gestores conseguem visualizar em tempo real o consumo de água, identificar padrões de uso e fazer inferências para evitar desperdícios e usar racionalmente a água no negócio.
Nesta última dica, podemos ver como a informação tem um papel chave na gestão de recursos hídricos. Usando data analytics, um negócio tem mais condições de tomar decisões mais acertadas, baseada em dados e na realidade do negócio.
Gostou das nossas dicas? Assine a nossa newsletter para receber o conteúdo da LessLoss no seu e-mail.
Categorias
Últimas postagens no blog
-
Entenda como a gestão de recursos pode ajudar a sua empresa a ser mais sustentável
A gestão de recursos é uma prática que otimiza o uso dos recursos disponíveis em uma organização, como pessoal,...
-
Economia e sustentabilidade nas empresas: entenda essa relação
Economia e sustentabilidade nas empresas são práticas perseguidas com afinco por quem quer garantir o crescimento dos negócios e...
-
Eficiência energética nas empresas: entenda como a tecnologia pode ajudar
No cenário empresarial atual, a busca por eficiência energética nas empresas tornou-se uma prioridade, impulsionada pela crescente consciência ambiental...