Blog
» Blog » Individualização de água em condomínios: como é feita e quais os benefícios
Individualização de água em condomínios: como é feita e quais os benefícios
Você sabia que a individualização de água em condomínios é lei no Brasil? Promulgada em 2016 e com efeitos desde 2021, a Lei Federal nº 13.312 estabelece que todas as novas unidades entregues em um condomínio tenham a medição de água individualizada.
A ideia é que todos tenham os benefícios da medição individual e controlem o seu próprio consumo. Isso pode ser estendido a condomínios entregues antes dos efeitos da lei. Hoje, com tecnologias, é possível acompanhar em tempo real o quanto de água cada família utiliza e economizar tanto em recursos naturais quanto em dinheiro.
Vamos mostrar tudo isso a seguir para você.
O que é a medição individualizada de água?
A água de um condomínio sempre foi um bem comum de todos os moradores. Seu uso, apesar de individual, não costumava ser computado por cada apartamento. A conta era uma só, de responsabilidade do condomínio, sendo paga igualmente por todos.
Não importa se o apartamento é habitado por um morador ou por uma família de cinco pessoas, o valor é rateado por todas as unidades. Essa distorção já vem sendo corrigida com a popularização da medição individualizada.
Cada apartamento instala seu medidor individual, sendo responsável pelo pagamento do seu consumo. É uma medida que traz economia e consciência sobre o uso da água, algo impossível no consumo coletivo.
Saiba como é feita a medição individual de água
Como é cada vez mais comum a individualização de água em condomínios, vão surgindo opções de medição que vão além dos hidrômetros comuns.
Hoje, podemos contar com a tecnologia da internet das coisas, com a instalação de sensores que realizam a medição do consumo e, usando a internet, enviam os dados para a nuvem. Com esse sistema, os moradores podem acessar aplicativos ou sistemas na internet e observar o seu próprio consumo de água em tempo real.
É uma maneira de ter mais controle sobre esse recurso e os custos que vêm dele. Sabendo o quanto se usa de água, é possível mudar o comportamento e economizar muito na conta.
Benefícios da individualização de água em condomínios
Tanto moradores quanto síndicos e gestores podem se beneficiar da individualização de água em condomínios. Veja uma lista de benefícios que são gerados com essa simples mudança:
- Economia de água, preservando este importante recurso natural;
- Economia na conta, com a utilização racional da água;
- Sem surpresas na conta de água, já que o consumo é acompanhado em tempo real;
- Projeção mensal do uso da água, ajudando a ter mais controle;
- Prevenção de vazamentos, com a detecção de grandes variações de consumo;
- Monitoramento pelo internet, com facilidade de uso do aplicativo;
Com cada morador assumindo os custos com a sua água, é provável que a taxa condominial possa ser reduzida, já que se livra o grande custo, que chega a 15% de tudo o que o condomínio gasta.
Achou interessante como funciona a individualização de água em condomínios? Entre em contato conosco para levar essas soluções modernas para o seu condomínio.
Categorias
Últimas postagens no blog
-
Entenda como a gestão de recursos pode ajudar a sua empresa a ser mais sustentável
A gestão de recursos é uma prática que otimiza o uso dos recursos disponíveis em uma organização, como pessoal,...
-
Economia e sustentabilidade nas empresas: entenda essa relação
Economia e sustentabilidade nas empresas são práticas perseguidas com afinco por quem quer garantir o crescimento dos negócios e...
-
Eficiência energética nas empresas: entenda como a tecnologia pode ajudar
No cenário empresarial atual, a busca por eficiência energética nas empresas tornou-se uma prioridade, impulsionada pela crescente consciência ambiental...