Blog
» Blog » Uso da água em condomínios: consuma com consciência
Uso da água em condomínios: consuma com consciência
Alertar para o uso da água em condomínios de forma consciente tem se tornado lugar comum hoje em dia. As questões ambientais fazem parte da preocupação de todos, e os condomínios, como bons consumidores de água, devem ficar alertas para ter um uso racional deste importante recurso.
Além de contribuir para as causas ambientais, mudanças de hábitos, rotinas e procedimentos, o consumo consciente também pode trazer economia para os condôminos. Ou seja, só há vantagens em racionalizar o uso da água.
E você sabe como fazer isso? Vamos mostrar algumas formas de preservar a água e diminuir o consumo com pequenas mudanças no seu condomínio. Vamos lá!
Entendendo o uso da água em condomínios
Antes de mostrar como o uso da água em condomínios pode ser otimizado, vamos entender como se dá o consumo.
No geral, a conta de água é coletiva, com o próprio condomínio tendo contrato com a concessionária que abastece a cidade. Ou seja, é o síndico que realiza o pagamento com o dinheiro pago pelos moradores referente às taxas condominiais.
Isso gera um problema: a baixa consciência dos moradores sobre o quanto se consome de água e como esse recurso é usado. Cada apartamento ou casa tem seu próprio perfil de consumo, assim como a administração tem suas necessidades de utilização de água, e o que foi gasto é rateado por todos, independentemente do uso individual.
Assim, as pessoas não sabem o valor da conta (embora sempre haja prestação de contas) nem quanto é gasto pelo condomínio e pelo seu próprio lar. É este cenário que precisa ser ajustado, e com as ações abaixo, podemos chegar a um condomínio que use a água com consciência e consiga economizar e otimizar o consumo.
Como usar racionalmente a água
Embora o comportamento individual conte muito, é mexendo com estruturas que conseguimos resultados mais rápidos para melhorar o uso da água em condomínios. Vamos entender como:
- Campanha de conscientização – moradores devem ser estimulados a diminuir o seu próprio consumo, com avisos, informativos e mensagens que gerem impacto nas pessoas. Afinal, o consumo coletivo é a soma de todos os consumos individuais, então cada um precisa fazer sua parte.
- Manutenção preventiva – sistemas de abastecimento funcionando bem garantem que não haja vazamentos nem desperdícios. Logo, vale a pena investir em inspeções na infraestrutura e controle dos reservatórios para não perder água e gerar mais custos para o condomínio.
- Individualização do consumo – estude a possibilidade de individualizar o consumo nos apartamentos, assim, cada morador paga pela sua água, compartilhando as responsabilidades de economizar e racionalizar o uso com os condôminos.
- Reuso de água – iniciativas de captação de água servida para uso em rega de plantas, por exemplo, são bem-vindas para diminuir o uso de água potável das cisternas e caixas d’água.
- Controle dos reservatórios – monitorar o nível de reservatórios de água e ter acesso ao detalhamento do consumo é importante para saber o perfil de consumo e compreender o impacto do uso da água nas finanças do condomínio.
Neste último ponto, o controle da água pode ser otimizado com tecnologias como IoT. Sensores instalados nos reservatórios fornecem dados de uso de água em tempo real para síndicos e administradores, que podem tomar ações sempre que receberem alertas e identificarem algum desvio no padrão de consumo.
Com essas mudanças, o uso da água em condomínios pode ser racionalizado e gerar muitos benefícios para todos.
Assine a newsletter da LessLoss para receber conteúdos como este no seu e-mail.
Categorias
Últimas postagens no blog
-
Entenda como a gestão de recursos pode ajudar a sua empresa a ser mais sustentável
A gestão de recursos é uma prática que otimiza o uso dos recursos disponíveis em uma organização, como pessoal,...
-
Economia e sustentabilidade nas empresas: entenda essa relação
Economia e sustentabilidade nas empresas são práticas perseguidas com afinco por quem quer garantir o crescimento dos negócios e...
-
Eficiência energética nas empresas: entenda como a tecnologia pode ajudar
No cenário empresarial atual, a busca por eficiência energética nas empresas tornou-se uma prioridade, impulsionada pela crescente consciência ambiental...